PPGDRS promove palestra com pesquisador de renome internacional no tema do desenvolvimento rural

Acontecerá no próximo dia 14/05/2018 no tribunal do Júri da UNIOESTE, Campus de Marechal Cândido de Rondon, com início  às 8:30 horas, a aula inaugural do ano de 2018 do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável – PPGDRS. O evento conta com presença do Professor Dr. Sergio Schneider, que irá proferir palestra sobre temas referente as perspectivas para o desenvolvimento rural sustentável, abordando assuntos como políticas públicas, mercados da agricultura familiar, sociedade, ruralidade, sistemas agroalimentares e segurança alimentar, entre outros.

A palestra, que concederá certificado aos participantes, não necessita inscrição prévia dos participantes, e também é de entrada gratuíta. O evento será aberto a toda comunidade acadêmica e comunidade externa.

Sobre o Palestrante

O Dr. Sérgio Schneider é Professor Titular do Departamento de Sociologia e membro permanente dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (www.ufrgs.br/pgdr) e de Sociologia (www.ufrgs.br/ppgs) da UFRGS. Pós-doutor na City University of London com o Prof. Tim Lang (2015-2016 e no Institut of City and Regional Planning, na Cardiff University/Wales/UK, com Terry Marsden (2007-2008). Concluiu o Doutorado em Sociologia (UFRGS/Université Paris X) em 1999, o Mestrado em Sociologia (UNICAMP) em 1994 e a Graduação em Ciências Sociais (UFRGS) em 1990.

Schneider é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2003. Atual Vice Presidente da ALASRU (Associação Latinoamericana de Sociologia Rural). Coordena o grupo de pesquisa GEPAD, credenciado pelo CNPq. Leciona as disciplinas de sociologia da ruralidade, do desenvolvimento e políticas de desenvolvimento rural na graduação e teorias do desenvolvimento, agricultura familiar e sociologia da alimentação na pós-graduação. Pesquisa nas áreas de sociologia rural, da alimentação e do desenvolvimento, tendo como temas a agricultura familiar, análise de processos de diferenciação social e econômica no meio rural, políticas públicas e o papel do Estado, cadeias alimentares curtas, políticas de abastecimento e sistemas agroalimentares.

O professor também coordena 4 Projetos de pesquisa e integra a iniciativa internacional BICAS (Brics Initiative for Critical Agrarian Studies), atuando em pesquisas com a China Agricultural University e a Russian Presidential Academy of National Economy and Public Administration (RANEPA). Tem 3 livros publicados e organizou outros 8 em coletivos. Possui 85 capítulos de livros, 140 artigos em periódicos e 79 trabalhos em anais de congressos. Foi orientador de 7 supervisões de pós-doc e 43 pós-graduandos, sendo 17 teses de doutorado e 26 dissertações de mestrado, além de 13 alunos de iniciação científica, e 9 monografias de graduação.

Entre premiações, já recebeu 8 prêmios, incluindo o de Pesquisador Destaque em Sociologia do Rio Grande do Sul (Fapergs, 2017), Melhor Tese de Doutorado e Melhor Dissertação de Mestrado, Melhor artigo pela FAO-RCL e o trabalho vencedor do Premio CNPq de Genero/2012, conferido a Carolina B. Castilho e Silva. Coordena a Série Estudos Rurais da Editora da UFRGS e é editor-associado da Revista Ciência Rural (Qualis1A). Foi presidente da SOBER (mandato de 2011-2013) Sociedade Brasileira de economia, Sociologia e Administração Rural.

Sergio Schneider também atua como parecerista de periódicos científicos do Brasil e do exterior. É consultor de organizações nacionais e internacionais em temas sobre desenvolvimento rural, agricultura e alimentação (FAO, WHO, FIDA, CEPAL, CIRAD, União Européia).

Para maiores informações entrar em contato com: rondon.ppgdrs@unioeste.br

BANNER PALESTRA SERGIO SCHNEIDER [PNG].png

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s