Mestrandos e doutorandos realizam visita técnica em propriedades da região Oeste

Na última quinta (05) e sexta-feira (06), quarenta acadêmicos do PPGDRS – mestrado e doutorado realizaram uma visita técnica à propriedades na região Oeste do Paraná. A iniciativa é parte integrante da disciplina obrigatória “Extensão Inovadora e Desenvolvimento Rural Sustentável” ministrada pelo Prof. Dr. Wilson João Zonin.

Inicialmente, os alunos visitaram a propriedade do Sr. Pedro, na linha Ajuricaba em Marechal Cândido Rondon, a qual faz parte do condomínio de agroenergia e possui a produção de biogás a partir do esterco de suínos. Após, a visita foi à propriedade Opção Agroecologia do Sr. Maikon Hilgert em Missal, onde o assunto tratado foi agricultura sintrópica. Posteriormente, um delicioso almoço foi servido pelo Sr. Arruda em sua propriedade agroecológica no município de São Miguel do Iguaçu, além de uma visitação por toda a área com demonstrações dos sistemas de cultivo agroflorestais. Já no final da tarde, a visita foi à “Casa do Produtor” em Medianeira onde a Associação AAFEMED e a Cooperativa COAFASO, ambas compostas por agricultores familiares, operacionalizam um ponto de vendas de alimentos produzidos pelos associados. A noite, os acadêmicos prestigiaram um jantar italiano servido pelo Sr. Alfeu Grassi e sua esposa Neca, na propriedade em Matelândia que, juntamente com a Pousada Bozio, integram o Circuito Sabiá de Turismo Rural. No segundo dia, pela manhã, após um café da manhã colonial, foi realizada visitação nas propriedades Grassi e Bozio demonstrando a cultura das famílias e o cuidado com o ambiente. O almoço também foi servido pela família Grassi. Por fim, a visita foi ao assentamento Valmir Mota em Cascavel onde os alunos puderam conversar com algumas lideranças assentadas e conhecer suas formas de produção, organização, além da escola que funciona no assentamento.

O objetivo da visita técnica foi demonstrar aos acadêmicos recém ingressantes no programa, algumas iniciativas regionais que seguem preceitos do Desenvolvimento Rural Sustentável. Além disso, desenvolver pesquisas nos locais visitados, as quais resultarão em relatórios técnicos e futuros artigos contando sobre as experiências.

Fonte: Assessoria.

Confira algumas imagens:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s